Faltando poucos dias para o mês de Fevereiro, que habitualmente acolhe a festa do carnaval em todo o País, o Governo, devido à pandemia, ainda não decidiu se a edição deste ano vai acontecer nos moldes tradicionais ou no formato "live", como ocorreram nos últimos dois anos. O certo é que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) conta com uma dotação orçamental avaliada em 214 milhões de kwanzas para cobrir as despesas da maior festa popular. O valor é, segundo cálculos do Novo Jornal, 10 vezes superior aos 26,2 milhões Kz que o Governo havia disponibilizado para a edição do Entrudo em 2019, quando ainda não havia pandemia mas a realidade económica já indicava alguma contenção.

A rubrica denominada "Acções de Apoio ao Carnaval", que consta dos programas a serem realizados este ano pelo MCTA, tem uma dotação orçamental de 214.148.940 Kz (duzentos e catorze milhões, cento e quarenta e oito mil e novecentos e quarenta kwanzas). Segundo se pode constatar nos OGE"s passados, nos últimos quatro anos as despesas de apoio ao carnaval foram muito variáveis. Em 2018, por exemplo, o Carnaval contou com 145 milhões Kz, já em 2019 o valor desceu para 26,2 milhões Kz. Os OGE"s de 2020 e 2021 são omissos quanto ao dinheiro canalizado para o Carnaval, mas o Estado reservou 17,6 mil milhões e 4,5 mil milhões, respectivamente, para os "Serviços Culturais".

O OGE2022 reserva igualmente 63,8 milhões de kwanzas para a "Promoção e Fomento de Actividade Artística e Culturais", mais 15,3 milhões Kz em relação aos 48,5 milhões Kz reservado à mesma rubrica no orçamento do ano passado.

Nota da redação:

Após o Novo Jornal ter publicado na sua edição n.º 719, de 21 de Janeiro, a notícia segundo a qual o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) haveria de gastar 214 milhões de kwanzas com o Carnaval "Live", o órgão ministerial contactou, esta semana, esse semanário para esclarecer que, contrariamente à verba constante do OGE (214 milhões Kz), o Entrudo deste ano vai custar 26,2 milhões Kz, à semelhança de 2021.

A decorrer em formato "live", numa transmissão da Televisão Pública de Angola (TPA), devido à pandemia, a "festa do povo", que acontece no início do mês de Março, vai contar com grupos carnavalescos representantes de várias províncias.

O órgão, agora sob tutela de Filipe Zau, esclareceu, entretanto, que os 214 milhões Kz, que, segundo cálculos do NJ, é 10 vezes superior aos 26,2 milhões Kz a serem gastos, é a dotação financeira que seria cabimentada às despesas, caso a festa deste ano fosse realizada nos moldes tradicionais, o que não vai acontecer, face às restrições sanitárias impostas pelas autoridades.

Como se pode constatar nos OGE"s passados, nos últimos quatro anos, as despesas de apoio ao Carnaval foram muito variáveis, conforme o NJ já havia publicado. Em 2018, por exemplo, o Carnaval contou com 145 milhões Kz, já em 2019 o valor desceu para 26,2 milhões.

Os OGE"s de 2020 e 2021 são omissos quanto ao dinheiro canalizado para o evento, mas o Executivo reservou 17,6 mil milhões e 4,5 mil milhões, respectivamente, para os "Serviços Culturais".