Mais de 150 títulos de publicações não-periódicas, o que corresponde a 978 exemplares, na sua maioria obras literárias, entraram na Biblioteca Nacional de Angola, em forma de Depósito Legal, durante o presente ano, revelou ao Novo Jornal a directora da instituição, Diana Afonso.

A responsável fez saber, igualmente, que, neste ano, foram depositados 54 títulos de publicações periódicas (revistas, jornais, entre outras), correspondentes a 904 exemplares, o que totaliza 210 títulos e os seus 1.882 exemplares recebidos em forma de Depósito Legal, durante os 12 meses do ano.

Em contrapartida, Diana Afonso diz haver um nível elevado de incumprimento da Lei 27/03, de 10 de Outubro, Lei do Depósito Legal, que obriga aos autores, editoras ou instituições que pretendem publicar no País a apresentação de seis exemplares do título à Biblioteca Nacional.

"Qualquer organização comercial, pública ou individual que pretenda publicar, em múltiplos exemplares, alguma documentação que constitui património bibliográfico nacional, deve remetê-la à Biblioteca Nacional, para guarda e conservação", sublinhou.

A directora da maior biblioteca pública do País frisou que uma das principais inquietações da instituição que dirige é o incumprimento da Lei do Depósito Legal.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)