As poetisas Adolfina da Cruz, conhecida nas lides literárias por Lua, Irene A"mosi e Sandra Bande, vencedoras da 4.ª edição do Muhatu, Campeonato Feminino de Spoken Word, são três jovens apaixonadas pela arte de declamar e pelas letras. Após consagrarem-se vencedoras do referido concurso, que este ano decorreu sob o lema A mulher Faz o País, as jovens artistas falaram dos próximos passos que pretendem dar no mundo artístico.

Gravação e divulgação de discos de poemas e lançamento de obras literárias nos géneros prosa e poesia são os desafios que Adolfina, Irene e Sandra se propuseram alcançar nos próximos tempos. Mas, para tal, reconhecem que "há ainda um longo caminho a percorrer, que passa, necessariamente, por uma contínua formação, pela troca de experiências com escritores e poetas já consagrados e por um exercício contínuo de busca do conhecimento através da leitura".

Adolfina da Cruz ou "Lua", a primeira classificada, tem 20 anos, é apaixonada por contos e gosta de escrever sobre o empoderamento africano e temas ligados à mulher e à intervenção social. O seu sonho é lançar um CD de poemas nos próximos tempos, por isso adianta agraceder a quem puder ajudá-la nesta empreitada.

Já Irene A"mosi, 20 anos, segunda classificada, revela-se como exímia narradora de usos e hábitos da sua geração e usa palavras simples e ir(e)(ó)nicas num jogo de expressões culturais próprias e comuns, suscitando aos ouvintes um harmonioso encanto. "Ireniza" palavras desde muito cedo, mas foi com os seus 17 anos que se viu desborboletando para os palcos, abrindo-se para uma nova viagem. É uma jovem mergulhada em sonhos e desejos legítimos, e lançar um livro áudio é um dos seus desafios.

Por último, Sandra Bande, terceira classificada, também de 20 anos, é natural de Luanda, mas carrega nas suas veias o sangue da terra das quedas de Kalandula, por ser a terra dos seus pais. É estudante de Medicina Geral, técnica de Enfermagem, poetisa e declamadora. Também gosta de Jornalismo e já experimenta a profissão fazendo reportagens para o canal TV Empreender.

Sandra pensa em lançar o seu primeiro livro de poemas assim que a vida e a sorte lhe permitirem.

As três artistas deverão participar no principal concurso de poetry slam do País, o Luanda Slam.

A "Muhatu", palavra em kimbundu que significa "mulher", é a primeira competição de spoken word feminino criada no País, numa iniciativa da poetisa Elizângela Rita.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)