O grau do cumprimento das acções do Plano de Gestão da cidade de Mbanza Kongo, enquanto Património Mundial, está a ser avaliado pelo consultor internacional da UNESCO, Charles Akibodé, que se encontra naquela cidade para cumprir uma agenda de trabalho de cinco dias.

Aos gestores da cidade secular, declarada Património Mundial da Humanidade em 2017, o cabo-verdiano ao serviço da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) recomendou maior aposta na promoção do turismo cultural, que, no seu entender, será o novo centro do poder da economia global nos próximos anos.

Charles Akibodé recomendou, igualmente, que o Governo local aposte cada vez mais na promoção da indústria do artesanato local.

Citado pela ANGOP, o diplomata considerou fundamental potenciar a juventude da região para a valorização e disseminação dos valores tradicionais afins, assim como o investimento na agricultura industrial aliada aos conhecimentos ancestrais.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)