Na última semana, a Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou, em comunicado, que, em 2023, não irão disputar a Liga dos Campeões e a Taça da Confederação em masculinos as equipas que não têm o futebol feminino.

Em entrevista à ANGOP, Irene Gonçalves, antiga internacional angolana, apontou que, no quadro das equipas nacionais, para ultrapassarem esta situação, os dirigentes deverão, numa primeira fase, adoptar modelos de pequenas equipas e fazer campanhas de captação de talentos como modelos rápidos e viáveis para a composição de formações femininas.

Reagindo ao aviso da CAF, a antiga capitã da Selecção Nacional alertou para o escasso tempo ao prazo estabelecido pelo órgão que rege o futebol continental.

Irene disse tratar-se de uma regra que, caso seja cumprida, reactivará o Campeonato Nacional numa versão mais competitiva e com maior visibilidade, depois da última edição disputada em 2008, no Moxico.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)