O voo inicial está marcado para 29 de Março do próximo ano, segundo anunciou a companhia baseada em Doha, capital do Qatar, e também pelo ministro dos Transportes angolano, Ricardo D"Abreu, citado pela Angop a partir da capital do Qatar, onde está integrado na comitiva do Presidente João Lourenço, que realiza uma visita oficial a este país..

A Qatar Airways, empresa detido integralmente pelo Governo do Qatar, é uma das mais importantes companhias aéreas do mundo, operando uma frota com mais de 250 aparelhos, tendo vencido, em 2011 e 2012 o prémio de Melhor Business Class, melhor companhia aérea do Médio Oriente, batendo a Emirates, e ainda o prémio de melhor Business Class Lounge.

Com mais de 160 destinos em todo o mundo, a Qatar Airways tem o Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, como base para as suas principais operações, contando com 43 mil trabalhadores - a TAAG, por exemplo, tem 3.000 - e integra a aliança Oneworld desde 2013.

Esta companhia aérea voa para 18 países em África e tem insistido na decisão estratégica de aumentar os destinos no continente , incluindo-se Luanda nessa aposta, paa onde voará cinco vezes por semana num Boeing Dreamliner 787, com 22 lugares em classe executiva e 232 em económica.

Venda da TAAG não está a ser negociada com a Qatar Airways

Entretanto, o Ministério dos Transportes desmentiu, em comunicado, a notícia de que o Governo está a negociar com a Qatar Airways a venda parcial da TAAG, avançada pela edição semanal do Novo Jornal.

"É público que a TAAG integra o grupo de empresas nacionais inseridas no Programa de Privatizações, cujos trâmites e condições receberam o visto do Conselho de Ministros de Angola e a chancela do Presidente da República.", diz o comunicado, onde a notícia é desmentida.

O ministro dos Transportes, Ricardo D"Abreu, em declarações aos jornalistas em Doha, capital do Qatar, onde esteve integrado na comitiva do Presidente João Lourenço, também já tinha considerado a mesma notícia falsa e irresponsável.