A informação consta de um comunicado publicado na página oficial do banco central depois da reunião do Comité de Política Monetária do BNA para analisar o comportamento recente dos principais indicadores económicos, numa conjuntura ainda afectada negativamente pela covid-19.

O BNA informa que os bancos comerciais receberam 3.167 solicitações no valor de 32,68 mil milhões de kwanzas, das quais foram aprovadas 2 751 (87%) e 125 estão em processo de avaliação.

"Das solicitações aprovadas, 280 foram feitas pelo sector empresarial e 2 471 pelos particulares, cujos valores se fixaram em 31,35 mil milhões e 1,32 mil milhões, respectivamente", lê-se na nota.

Segundo o banco central, foram rejeitadas 291 solicitações das quais 32 do sector empresarial e 259 dos particulares, nomeadamente por serem operações de crédito com regime especifico, funcionários ou empresas públicas para os quais não é expectável a baixa de rendimento, e operações de crédito em situação irregular.

A flexibilização dos prazos para o cumprimento de créditos bancários foi adoptada em 30 de Março no Instrutivo n.º 04/2020 do BNA, após ser declarado o estado de emergência.

Podiam beneficiar desta medida todos os clientes bancários (empresas e particulares) que tivessem créditos em situação regular ou crédito em mora até ao mês de Março de 2020 e que, devido à vigência do estado de emergência, apresentassem dificuldades em cumprir o pagamento das suas prestações de crédito.

A concessão da moratória não acarretava quaisquer encargos ou comissões ao custo das obrigações inicialmente assumidas, nem poderia provocar qualquer agravamento às prestações futuras.

Uma outra medida de estímulo adotada pelo BNA, a disponibilização de uma linha de liquidez para a compra de dívida às empresas no valor de 100 mil milhões de kwanzas contemplou 80 empresas, tendo sido adquiridos títulos públicos no valor global da linha.

A próxima reunião ordinária do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola está agendada para o dia 28 de Setembro de 2020.