A consultora petrolífera PetroAngola se mostra indignada com a alegada proibição do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos Gás (MIREMPET) às empresas do sector de oferecer patrocínio e participarem na conferência Luanda Oil & Gás Show que vai ser realizada por aquela entidade.

A denúncia foi feita ao Novo Jornal pelo director-geral da PetroAngola, Patrício Wanderley Quingongo, que lidera a comissão organizadora do evento que terá lugar, em Luanda, entre os dias 27, 28 e 29 do mês curso, em que se prevê a participação de 350 representantes e players internacionais do sector petrolífero.

Segundo o organizador, a imposição do não patrocínio na conferência de iniciativa privada foi colocada à SONANGOL, empresa a quem foi solicitado patrocínio para o certame, que depois de solicitada para o efeito de forma atempada, declinou o convite.

Outra motivação alegada por Patrício Quingongo tem a ver com o facto de o MIREMPET realizar anualmente uma conferência internacional sobre petróleos, mediante contratação da promotora estrangeira África Energy Corporation, que ocorreu em 2019 em Luanda, sem o sucesso esperado.

"Por essa altura - disse - a PetroAngola trouxe quatro empresas internacionais para participar na conferência realizada por aquela entidade que acabou por não agregar valor ao sector". "Todas as empresas reclamaram, não gostaram do serviço prestado", notou.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)