Rodrigo Duterte é famoso pelas suas tiradas radicais, desde logo, assim que assumiu o poder, contra os consumidores e traficantes de droga, tendo mesmo incentivado a formação de esquadrões para "limpar" as Filipinas desta "praga" e, agora, chateado com a fraca adesão ao programa nacional de vacinação, largou mais uma frase bombástica: "Quem não quiser se vacinado vai para a prisão e lá leva a vacina no rabo".

Esta ameaça foi feita num discurso transmitido pela televisão, onde acrescentou que a decisão cabe agora a cada um dos filipinos.

Duterte é um populista e ficou famoso pelas suas abordagens polémicas a diversos assuntos, incluindo na política externa, com uma clara aproximação à China em detrimento dos EUA, sendo isso um sério desafio a Washington face à fulcral importância geoestratégica das Filipinas enquanto país-arquipélago do sudoeste asiático.

A vacinação é voluntária nas Filipinas e a baixa taxa de imunização entre a população, como é também corrente noutras latitudes, incluindo África e, em particular, Angola, deve-se a receios infundados de efeitos secundários da vacina que resultam de "mujimbos" que se espalham à velocidade das redes sociais.

Mais sério é o receio que vem de campanhas de vacinação no passado contra a dengue onde comprovadamente algumas pessoas ficaram doentes devido à vacina.

Face a este cenário, o Governo de Duterte está a analisar a melhor forma de criar mecanismos legais para reforçar a vacinação popular num país com 110 milhões de habitantes e com mais de 1,3 milhões de casos e quase 24 mil mortos sendo que apenas pouco mais de 2 milhões foram já imunizados.