"Fiz tudo o que podia para convencer os deputados a apoiar o acordo de Brexit. Infelizmente não consegui", disse May, numa declaração à porta da residência oficial, em Downing Street.

"Tentei três vezes. Penso que fiz bem em persistir, mesmo quando as probabilidades de insucesso eram altas. Mas é claro agora para mim que é melhor para o país que um novo primeiro-ministro lidere esse processo", acrescentou.

May mantém-se em funções até que o partido eleja um novo líder, o que não deverá acontecer até ao final de Julho.

Sobre a votação do acordo do "Brexit", negociado com a União Europeia e rejeitado três vezes pelo Parlamento britânico não foram avançados quaisquer pormenores. Theresa May queria levar o documento novamente a votação antes da sua saída, mas sugeriu que os próximos passos terão de ser decididos pelo seu sucessor.

"O meu sucessor terá que encontrar um consenso. Para ter sucesso, ele ou ela terão de encontrar um consenso no Parlamento, onde eu não encontrei. Tal consenso só pode ser alcançado se todos os lados do debate estiverem dispostos a fazer compromissos", afirmou.

May já tinha prometido em Março que iria sair, mas na altura pediu para "acabar o trabalho", assumindo como missão implementar o resultado do referendo de 2016 que determinou o "Brexit".