Além desses emblemas, há ainda um Clube Central da Forças Armadas, o 1.º de Agosto, e uma agremiação da Polícia Nacional, o Interclube de Angola. Ambos têm filiais em pelo menos uma província e/ou numa modalidade! Há um 1.º de Agosto em Benguela que compete em andebol e há um Inter na Huíla, que compete em atletismo. Todos, entretanto, mamam fartamente da teta do Governo.

Por total ausência de cultura de prestação de contas, não há como saber quanto é alocado anualmente pelo Governo aos clubes militares e paramilitares. A julgar, contudo, pelos "luxos" a que se permitem - 1.º de Agosto e Interclube costumam ajudar financeiramente Selecções Nacionais, onde os seus atletas estão em grande número -, é fácil adivinhar que os contribuintes depositam todos os anos montanhas de dinheiro nos cofres dessas agremiações. Dá mesmo para arriscar que provavelmente o dinheiro gasto nos clubes militares não ande muito longe do alocado ao Ministério da Juventude e Desportos para as federações nacionais. Só assim se entende o estado de insolvência quase permanente da maior parte dessas associações.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)