Esta revisão do OGE 2020 - cuja aprovação final compete à AN -, que tem como linha mestra o valor das receitas serem equivalentes às despesas, 13,5 biliões de kwanzas, surge como resultado do ajustamento do valor do barril para 33 USD, o que levou a uma redução deste montante que era inicialmente de mais de 15,9 biliões, e o barril com valor de referência nos 55 USD.

A entrega do documento ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade dos Santos "Nandó", foi feita pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

A proposta de lei que aprova o OGE revisto para este ano foi apreciada, na semana passada, pelo Conselho de Ministros, durante a 6ª sessão ordinária, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

A necessidade de revisão foi considerada pelo executivo como uma "medida essencial para ajustar as decisões de despesa e projeções de receita às condicionantes impostas pelo actual contexto económico mundial e nacional, caracterizado pelo forte impacto negativo da pandemia causada pela covid-19", segundo um comunicado divulgado no final da reunião.