As alterações que Adalberto da Costa Júnior efectou na direcção da UNITA são uma necessidade que resulta do seu crescimento, sublinhou o dirigente do "Galo Negro".

"As mudanças na direcção da UNITA são uma necessidade. A UNITA está forte e não existe nenhuma crise interna", disse ao Novo Jornal Marcial Dachala, frisando que tendo "em vista à alternância no poder nas próximas eleições gerais, o partido precisa de reforçar todas as suas estruturas".

Segundo este dirigente, o reforço do partido está a preocupar os seus caluniadores que levam a cabo "uma campanha suja" nas redes sociais para denegrir a imagem da organização e dos seus dirigentes.

"Conhecemos estes indivíduos escondidos atrás de perfis falsos para prejudicar a imagem dos nossos dirigentes", denunciou Marcial Dachala, frisando que a UNITA "está pronta para enfrentar estas manobras".

Por exemplo, o filho de Savimbi, o fundador da UNITA, Rafael Massanga Sakaita Savimbi, denunciou hoje que desde os tempos em que Isaías Samakuva dirigia o partido, "covardes escondidos atrás de perfis falsos (...)disparam o seu fel" para prejudicarem o seu bom nome e imagem, com o objectivo único de "semear dúvidas e incertezas no seio da UNITA e da sociedade angolana em geral".

"Desde os tempos em que o mais velho Samakuva dirigia o partido, que covardes escondidos atrás de perfis falsos e de números de telefones ocasionalmente adquiridos para tal efeito, disparam o seu fel contra mim para prejudicarem o meu bom nome e imagem", escreveu Rafael Massanga Sakaita na sua conta oficial no Facebook.

O também secretário das Relações Internacionais e Comunidades da UNITA diz que é da "terceira geração de uma família de patriotas em que cada um a seu tempo e da sua forma lutou e luta dando a sua contribuição para a emancipação, liberdade e dignidade de Angola e dos angolanos".

"Como sabem, nunca reagi a tais publicações irresponsáveis ou fakenews que fazem em meu nome ou usando o meu nome e imagem", referiu, recordando que "antes, no decorrer e depois do último congresso do partido, destilaram o seu veneno nas redes sociais e não só, com invenções das mais descaracterizadas possíveis, com objectivos já conhecidos".

"Quero aqui afirmar que não preciso de porta-vozes para fazer chegar minhas inquietações e ou preocupações. Quando elas existirem (se existirem), resolvê-las-ei sem medo e de peito aberto com quem quer que seja, porque é assim que fui educado e é assim que funcionam os Órgãos do nosso Partido", acrescentou, salientando que as publicações o lhe citam como estando em contra mão com partido, "não correspondem à verdade".

"As intrigas e as armadilhas não nos ajudam em nada na resolução dos problemas de Angola. Tenho um longo caminho a percorrer e irei até ao fim", concluiu.

Entretanto, também Luyana Ginga Sakaita Savimbi (na foto), filha de Jonas Savimbi, depois de alguns sites terem divulgado que tinha abandonado o partido por descontentamento com o presidente, na sua página do Facebook deixa claro que se mantém na UNITA, mostrando-se em sucessivas fotografias com camisolas do partido do "Galo Negro" e reafirmando que "desistir não é opção", um claro recado para as notícias falsas.