De acordo com um despacho assinado pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, os profissionais requisitados devem apresentar-se em locais e dias a serem definidos pelos gabinetes provinciais da Saúde.

"Os profissionais requisitados devem somente trabalhar nos centros de quarentena ou em unidades de referência para tratamento de pacientes com Covid-19, após avaliação positiva", lê-se no documento.

Os gabinetes provinciais da Saúde devem assegurar todo o apoio necessário aos profissionais requisitados para o exercício das suas actividades, bem como definir as modalidades do regime de trabalho, refere o despacho.

O Ministério da Saúde (MINSA) garante o pagamento de salários e subsídios, de acordo com a categoria de saída de cada profissional.

O MINSA irá pagar salários e subsídios de acordo com a categoria de saída de cada profissional.

Os gabinetes provinciais irão definir as modalidades do regime de trabalho e terão de reportar ao ministério da Saúde a implementação do despacho.

Angola regista actualmente 17 casos positivos da doença, dois dos quais resultaram em óbitos e dois são de recuperações totais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil.

Dos casos de infecção, cerca de 290 mil são considerados curados.