A informação vem publicada na edição desta semana do jornal Expansão, que dá conta que estão disponíveis 3.800 imóveis, entre vivendas e apartamentos no Zango 5, ficando de fora outras centralidades da capital, como, por exemplo, o Zango 0, que tem 1.700 apartamentos fechados e alguns deles a serem vandalizados.

Este processo arranca dois meses depois do inicialmente previsto pela ministra da Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho.

Segundo o Jornal Expansão, os preços dos imóveis no Zango 5 variam em função da tipologia. Assim, os apartamentos T3 irão rondar os 8 milhões Kz. Já as vivendas vão dos 11 aos 13 milhões Kz.

No processo de venda livre, que tem entre os objectivos a arrecadação de receitas para o Estado de forma rápida e eficaz, os interessados deverão pagar o valor na totalidade, ou em duas prestações, sendo a primeira correspondente a 50% do valor do imóvel, na altura do contrato, e os restantes 50% devem ser pagos nos 5 anos seguintes.

Já nos arrendamentos, a prestação mensal andará à volta dos 15 mil Kz e será apenas para os cidadãos com rendimento mensal até 121 mil kz.