Domingos Joaquim Meneses dos Santos, gestor de base de dados do projecto de Fortalecimento do Sistema de Saúde, falsificou a assinatura da directora municipal da saúde para transferir um total de 4.740.929.00 kz para a sua conta pessoal.

A informação foi avançada ao Novo Jornal pelo chefe da área de comunicação institucional e imprensa do SIC-Malanje, inspector Augusto Barros André, que contou que a directora municipal de Cacuso da saúde, ao fazer o balanço das actividades desenvolvidas pelo projecto de fortalecimento do sistema de saúde, notou um desfalque de mais de quatro milhões de kwanzas, tendo suspeitado imediatamente do gestor.

Depois da abertura de um processo contra o gestor do projecto por haver fortes indícios dos crimes, o SIC investigou-o e apurou que Domingos Joaquim Meneses dos Santos movimentou este montante da conta projecto para a sua própria conta bancária.

O funcionário do Ministério da Saúde na província de Malanje está detido, sob acusação de desvio de capitais e falsificação de documentos.