Segundo uma nota da instituição distribuída à imprensa, com a implementação deste projecto nas referidas áreas, 640 pessoas ganham o seu primeiro emprego, prioritariamente ex-militares e jovens desempregados, recrutados nas comunidades adjacentes aos troços contemplados.
O corte de capim, a limpeza das valas de drenagem, de taludes, bermas, bem como a reposição da sinalização horizontal e vertical, são algumas das actividades a ser executadas.
"Para cada 25 quilómetros de via, estará um grupo de 20 pessoas a trabalhar na manutenção e conservação das vias, num troço total de 100 quilómetros", esclarece a nota.
Os mesmos trabalhadores têm como tarefa detectar o surgimento de ravinas, que têm vindo a destruir estradas no país.
O Fundo Rodoviário é o órgão do Executivo responsável pelo Programa Nacional de Conservação de Estradas.
O projecto de brigadas perspectiva a realização de serviços em 14 mil quilómetros de estradas por todo o país. Cada uma das 560 brigadas previstas pelo programa contará com 20 membros, totalizando assim 11.200 postos de trabalho.
O Fundo Rodoviário foi criado em 2015, e, ao longo de dois anos, realizou intervenções em 35 troços de estradas da rede prioritária, dos quais 30 beneficiaram de trabalhos de conservação e manutenção, e os restantes mereceram obras para o estancamento de ravinas, perfazendo 2.017 quilómetros de estradas com obras financiadas pelo Programa Nacional de Conservação e Manutenção de Estradas.
Dados recentes da instituição apontam que, pelo menos 10 mil milhões de kwanzas é o valor que o Fundo Rodoviário investiu em 2017, para manutenção de 2.200 quilómetros de estradas nacionais e secundárias a nível do país.
Deste valor, que também serviu para estancar um total de 45 ravinas, mil milhões e 700 kwanzas são provenientes das receitas arrecadadas com a cobrança da taxa de circulação de 2016.
Dos 10 mil milhões empregues para manutenção das vias, mais de oito mil milhões de kwanzas são recursos do Estado que não advêm da taxa de circulação.
Nos últimos 10 anos, o número de estradas fundamentais (nacionais) passou de cinco mil para 13 mil quilómetros, para manutenção a nível das 18 províncias do país.
O Fundo tem como função básica a análise e aprovação de todas as propostas apresentadas pelo Instituto Nacional de Estadas de Angola (INEA), pelos governos provinciais e pelas administrações municipais com vista à inclusão dessas obras no Programa Anual de Conservação e Manutenção de Estadas do país.