Em comunicado disponibilizado na página oficial da instituição na internet, o banco central Informa que na semana de 6 a 10 de Janeiro de 2020 será vendida moeda estrangeira no equivalente a 80 milhões USD por via de dois leilões de 40 milhões.

Actualmente, segundo a tabela oficial de câmbios do BNA, o Euro vale, na compra, 534,400 e 545,160 na venda, enquanto a moeda norte-americana está a valer, oficialmente, 477,356 na compra e 487,098 na venda.

No mercado paralelo, o dólar está a valer, em média, 630 kwanzas e o euro 680 kwanzas.

De acordo com outro comunicado do Banco Nacional de Angola, a previsão de venda de moeda estrangeira em leilão, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2020, será no equivalente a 500 milhões USD por mês.

No documento lê-se que "tendo em conta a entrada em vigor do Aviso Nº13/19 a 02 de Janeiro de 2020, que permite a venda de moeda estrangeira pelas empresas do Sector de Petróleo e Gás aos bancos comerciais, o BNA irá organizar duas sessões ordinárias de leilão de preços por semana, às terças e quintas-feiras".

No final de cada sessão, o BNA divulgará o montante disponibilizado, o número de participantes, as taxas de câmbio máxima e mínima admitidas, bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.

"Conforme disposto no Instrutivo nº 16/2019 de 24 de Outubro, nos dias em que não forem realizados leilões, a taxa de câmbio de referência (venda) será calculada com base na média ponderada das vendas ocorridas no mercado interbancário, desde que o valor acumulado dessas vendas seja superior ao equivalente a 20 milhões USD", informa o BNA no mesmo comunicado.

"Nos dias em que não forem realizados leilões, nem vendas no mercado interbancário em valor superior ao referido, manter-se-ão as taxas de referência anteriores", termina.