Face a esta constatação, e depois de na terça-feira, a Lucapa ter divulgado, como o Novo Jornal Online noticiou, mais um diamante de grandes dimensões e qualidade superior "D-color", com mais de 129 quilates (na foto, divulgada pela Lucapa), o segundo maior encontrado em Angola, torna-se evidente que existe na zona um kimberlito que está a espalhar estas pedras raras pela zona de aluvião a jusante.

Isso mesmo confirmou o director da mina do Lulo, Stephen Wetherall, apontando como sólida a informação de que existe no couto mineiro um kimberlito, que é um conjunto de rochas ricas em diamantes expelidas de grandes profundidas no solo por forças geológicas explosivas, como erupções vulcânicas ou outras, juntando à superfície ou próximo desta, quantidades importantes de diamantes.

E é esse kimberlito, cuja localização permanece por definir, que está a proporcionar à Lucapa encontrar, nas áreas de aluvião, que são depósitos de materiais rochosos transportados por sistemas fluviais, os diamantes gigantes que já deram fama mundial a esta mina localizada na Lunda Norte.

"Explosivas e erosivas forças geológicas depositaram estes raros e valiosos diamantes numa área circunscrita do Lulo, o que pressupõe claramente a existência de um kimberlito primário com potencial enorme para as grandes gemas", notou o director do Lulo numa declaração recente.

Entre as oito pedras com ais de 100 quilates que o Lulo já produziu desde que ali começou a exploração, em meados de 2015, estão os três maiores diamantes jamais encontrados em Angola, com destaque para o de 404 quilates encontrado em Fevereiro de 2016, que acabou por ser vendido por 16 milhões de dólares à joalheira suíça De Grisogono, de Isabel dos Santos e Sindika Dokolo.

Esta pedra foi recentemente transformada numa jóia rara, que foi ontemr leiloada, pela Christie"s, em Genebra, na Suíça, com um diamante de 163 quilates de uma pureza única e cujo preço chegou aos 34 milhões USD.

Do Lulo saiu ainda, em Fevereiro do ano passado, um diamante com mais de 127 quilates, o3º maior encontrado desde sempre em Angola, e já esta semana, outro, o segundo maior, com mais de 129 quilates.

No ano de 2016, que se poderá repetir, o Lulo proporcionou o preço médio mais elevado do mundo por quilate dos diamantes vendidos em bruo, atingindo os 2 983 dólares norte-americanos.