Depois de no final do ano passado terem sido publicados dois despachos presidenciais autorizando empréstimos no valor de 415 milhões de dólares para cobertura do défice do Projecto de Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, esta semana surge uma nova autorização para o mesmo fim, agora relativa a um financiamento de 75 milhões de dólares a contrair junto do Banco de Desenvolvimento da África do Sul (DBSA).

Os empréstimos são justificados pela "necessidade de se implementar os projectos integrados no Programa de Investimento Público, no âmbito da política de investimentos para o desenvolvimento económico e social do País".

O compromisso com o DBSA sucede aos acordos de financiamento de 150 milhões de dólares com o fundo de investimento GEMCORP e de cerca de 220,5 milhões de euros com o Standard Chartered Bank (SCB), ambos sediados no Reino Unido.

Custo final de Laúca estimado em 4,5 mil milhões de dólares

Recorde-se que o custo final de Laúca foi estimado em 4,5 mil milhões de dólares norte-americanos, e a sua construção foi da responsabilidade da brasileira Odebrecht, contando com a linha principal de financiamento um crédito concedido pelo Brasil.

Com uma capacidade global de 2 070 megawhatts eléctricos (MWe), o Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca (AHL), localizado no rio Kwanza, na província de Malanje, iniciou a produção com 330 MWe, referentes à primeira de seis turbinas, sendo o seu contributo para produção de electricidade tido como fundamental para diminuir fortemente os sucessivos apagões na capital do país.

Considerada como uma das obras emblemáticas do fulgor económico que atravessou Angola na última década, Laúca começou a encher a sua albufeira a 11 de Março último, numa cerimónia a que presidiu o então Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

O enchimento paulatino da albufeira estará concluído, de acordo com as informações avançadas pelo Governo, em finais de 2018, altura em que atingirá a quota máxima dos 850 metros, estando a partir deste momento criadas as condições para que o fornecimento de electricidade às principais cidades passe a ser feito sem anomalias.