Os mercados Anangola, dos Congolenses, da Chapada e dos Bairros Rangel e Popular (actual Neves Bendinha) começam a receber, esta semana, os vendedores que ocupam as ruas da Gajageira, informou a Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL).

Através de uma nota de imprensa, a instituição esclarece que a "desactivação dos focos de venda desordenada" e a transferência desses comerciantes decorre "no âmbito da Operação Resgate, mais concretamente no domínio da formalização do comércio informal".

Lembrando que o exercício desordenado da actividade comercial acarreta vários problemas, como a falta de condições higiénico-sanitárias, a obstrução do trânsito e fuga aos impostos, a CACL adianta que há mais de 1.250 lugares de venda disponíveis nos mercados situados nas imediações da Gajageira.

"Para além dos mercados já referidos, outros espalhados pela Província de Luanda poderão igualmente acomodar os vendedores da Gajageira, necessitando apenas que os interessados façam a escolha e manifestem interesse no momento do seu licenciamento e aquisição do cartão de ambulante, feirante ou de vendedor de bancada, na Comissão Administrativa da Cidade de Luanda ou nas Administrações dos Distritos Urbanos", esclarece a CACL.

A Comissão sublinha que esse licenciamento é restrito aos pontos de venda formais, não autorizando os comerciantes a "fazer paragem para a venda de produtos em locais que confrontam Instituições do Poder do Estado, como Ministérios e Órgãos afins, Administrações Locais, Monumentos, Quartéis Militares e Para-militares, entre outros".

No sentido de sensibilizar os vendedores para as mudanças em curso, a presidente da CACL, Maria Antonia Nelumba, deslocou-se, no último fim-de-semana, aos Mercados da Gajageira e da Chapada, no Distrito Urbano do Rangel .