A detenção do professor teve lugar nesta quarta-feira, após o SIC receber uma denúncia anónima, sobre a situação que estava a decorrer na instituição de ensino de Maquela do Zombo.

O produto com data de caducidade vencida nos meses de Janeiro e Fevereiro, começou a ser distribuído no princípio deste mês, mas, apesar disso, as autoridades asseguram que "ainda não houve registo de alguma criança que tenha tido problemas de saúde".

Segundo o porta-voz do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-Uíge, Zacarias Bernardo, o professor detido era o responsável pela alimentação dos alunos e sabia que os produtos estavam expirados, colocando em risco a sua saúde.

Questionado pelo Novo Jornal se a direcção da escola tinha o conhecimento da situação, o SIC respondeu que "se presume que a direcção da escola , bem como a empresa fornecedora estejam, envolvidas neste esquema".

Zacarias Bernardo explica ainda que investigações já estão em curso para se apurar a toda a extensão deste problema.

O professor, de 34 anos, será presente ao juiz de garantia e vai responder pelo crime de adulteração de substâncias alimentares.

Durante a operação foram apreendidas 96 caixas de sumo e 10 caixas de bolachas que se encontravam no armazém da escola.