Segundo a directora nacional dos Direitos da Mulher, Igualdade e Equidade de Género, Júlia Kitocua, citada pelo Jornal de Angola, os casos de abandono familiar lideram a lista de denúncias feitas nos centros de aconselhamentos, correspondendo a 80 por cento do total de casos registados.

Os participantes do primeiro fórum nacional sobre violência doméstica vão reflectir em torno dos temas "A visão do órgão reitor sobre a Lei da Violência Doméstica", "A violência doméstica contra a criança", "A violência doméstica à luz do direito costumeiro" e "Casos de vida real/depoimentos".

Os tópicos "Reflexões sobre violência doméstica em Angola" e "Intervenção dos órgãos judiciais e os mecanismos de implementação e aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica" também vão dominar o fórum.

O acto que será presidido pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos "Nandó".

O Grupo de Mulheres Parlamentares vai apresentar um proposta da revisão parcial da Lei Contra a Violência Doméstica e o agravamento das penas aos infractores para reduzir os casos violentos registados, nos últimos tempos, em Angola.

A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, Maria do Nascimento, defende que a proposta prevê rever apenas alguns aspectos pontuais da Lei 25/11, de 14 de Julho, (Lei Contra a Violência Doméstica), e adequá-la à realidade actual.
Do fórum sairá uma declaração de compromisso, com vista a fazer-se um acompanhamento mais eficaz dos casos de violência contra mulheres, homens e crianças.

Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres