Dez províncias vão desfilar este ano na maior festa do futebol angolano, o Girabola Zap, que arranca oficialmente às 15:00 desta sexta-feira, no Estádio do Ferrovia. Em campo vão estar as equipas do Desportivo da Huíla e o FC Bravos do Maquis do Moxico.

O 1.º de Agosto entra para o campeonato com estatuto de campeão em título, os militares vão a procura do penta campeonato, cinco títulos consecutivos, feito que só o Petro de Luanda conseguiu protagonizar nos anos de 1986 a 1990.

A equipa do Kabuscorp do Palanca, por decisão da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), órgão que rege o futebol mundial, não vai participar da prova.

O clube da rua F do Bairro Panca foi despromovidos para o 3.º escalão do futebol angolano, durante três anos, por incumprimento do pagamento da dívida de 500 mil dólares ao internacional brasileiro Rivaldo.

A ausência da formação do Palanca será sentida no presente campeonato face ao grande número de adeptos que preenchem os estádios.

O Girabola vai durar dez meses e terá 30 jornadas, com 240 jogos envolvendo cerca de 500 jogadores.

A julgar pela força competitiva das equipas, na disputa pelo título, as formações do 1.º de Agosto, tetra campeão, e o Petro de Luanda, segundo classificado nos últimos quatro anos, são também duas das melhores equipas do Girabola e potenciais candidatos ao título.

O Petro de Luanda já não ganha um campeonato há 10 anos e não vai quer perder o estatuto que ostenta de penta campeão para o seu principal rival, o 1.º de Agosto. Os vice-campeões jogam com o recém-promovido Williet de Benguela, no Sábado.

Longe dos tempos áureos em que se assumia como candidato ao título no Girabola, onde já foi três vezes campeão, o Recreativo do Libolo vive momentos de reestruturação, sob liderança do antigo internacional angolano André Makanga.

A formação do kwanza Sul entra para este campeonato com o objectivo de melhorar a sétima posição da edição passada.

Prontos para a festa do Girabola estão 16 equipas, distribuídas por 10 províncias, com Luanda à frente, com quatro, seguida por Benguela com três e Huambo com duas.

As províncias do Uíge, Huíla, Kwanza-Sul, Lunda-Norte, Moxico e Kuando-Kubango têm uma equipa cada.

O Petro de Luanda é o clube com maiores títulos no Girabola, tem 15, seguido pelo 1.º de Agosto com 13 e Recreativo do Libolo com três.

Tal como em outras partes do mundo, onde os campeonatos têm uma designação específica, como Superliga, em Portugal, La Liga, na Espanha, Bundesliga, na Alemanha, Calcio, na Itália, Premier League, na Inglaterra e Le Championnat, em França, m Angola o campeonato de futebol da primeira divisão é o "Girabola".

O nome "Girabola" foi criado em 1979, pelo radialista Rui de Carvalho, no primeiro campeonato de futebol em Angola, quase meia década depois da Independência.