A meta foi hoje avançada pelo administrador da Sagres para a área de logística, José Torres, em conferência de imprensa que serviu para o relançamento da marca em Angola, a sua primeira internacionalização.

Segundo o responsável, actualmente o volume de vendas da Sagres em Angola não é muito significativo, devido à crise dos últimos anos, iniciada em 2014, mas o objectivo é a retomada dos níveis anteriores, com o início da produção local.

"Como cerveja de exportação chegamos a vender cerca de 353,5 milhões de hectolitros em Angola. Era o volume que nós tínhamos antes de começar a crise", referiu.

Acrescentou ainda que outro dos objetivos é serem capazes de recuperar, no primeiro ano, os mesmos volumes e atingirem uma quota de mercado da marca Sagres, de cerca de 5% do total do mercado angolano.

"Isso é o volume que nos estamos a propor e queremos atingir", frisou.

Relativamente à produção local, José Torres disse que continua sujeita à importação de "muita" da matéria-prima necessária, mas "é um desejo enorme que à medida que a economia for capaz de encontrar os meios e as matérias-primas para serem utilizadas", sejam a preferência.

A marca portuguesa foi instalada em Angola em parceria com a Sociedade de Distribuição de Bebidas de Angola (SODIBA), fábrica que conta com o investimento da empresária Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo.

Sobre a fábrica, José Torres disse tratar-se de uma infra-estrutura "moderníssima, construída com a melhor tecnologia, os melhores equipamentos", que vão permitir à marca guardar a sua originalidade.

"A cerveja que estamos hoje a fabricar representa a verdadeira essência da qualidade da Sagres", disse.

Para a instalação daquela unidade fabril, a SODIBA, a mais recente empresa de produção e distribuição de bebidas em Angola, fez um investimento, maioritariamente angolano, que ascendeu os 150 milhões de dólares.

Localizado no Polo Industrial do Bom Jesus, a 60 quilómetros de Luanda, este complexo industrial conta com uma área total de 40 hectares e uma capacidade de produção instalada de 144 milhões de litros/ano de cerveja, extensível até 200 milhões de litros, tendo a produção arrancado em Janeiro passado.

Envolve duas linhas de enchimento, uma com capacidade para 50 mil garrafas/hora e outras linha para o enchimento de latas com a mesma capacidade.

A marca foi lançada sob o mote "Sagres, o Mundo é Teu!", e conta como embaixadores da cerveja personalidades angolanas, a modelo Sharam Diniz, o basquetebolista Carlos Morais e o músico C4Pedro.