A informação que está a ser veiculada pela imprensa portuguesa coloca como principais candidatos à compra da Media Capital a Sonae, de Belmiro de Azevedo, e o grupo francês Altice, que adquiriu recentemente a portuguesa Portugal Telecom (PT).

A Sonae, ao que tudo indica, apesar de ser dona do jornal Público, tem como principal motivação para comprar a Media Capital, a sua partipada NOS, onde está com 26 por cento, com o restante capital na posse da empresária angolana Isabel dos Santos, fazendo, do ponto de vista da criação de sinergias no negócio, todo o sentido a junção NOS/Media Capital.

A Media Capital é dona da TVI, o canal generalista mais visto em Portugal, contando ainda com a TVI 24, no cabo, as rádios Comercial e a M80, na internet a IOL e na distribuição de filmes a Castello Lopes Multimedia, constituindo um conglomerado único nesta área em Portugal.

A entravar esta disputa podem estar os 450 milhões de euros que, segundo o Jornal de Negócios, é o valor que a Prisa está a pedir pela Media Capital.