De facto, um dos maiores problemas por que passa o nosso Continente é a persistente falta de Paz, nomeadamente na região do Sahel, no Golfo da Guiné, na região dos Grandes Lagos e no Corno de África. Na realidade, problemas e regiões há muito (re)conhecidos, com particular destaque para o terrorismo e para a instabilidades social.

Enquanto persistir o terrorismo, com particular destaque para o de base jihadista, dificilmente haverá desenvolvimento e, por consequência, a instabilidade social estará sempre presente.

Nessa mesma Cimeira, o Presidente João Lourenço fez saber que está disponível para propor a realização de uma Cimeira extraordinária, onde o ponto único será tentar encontrar soluções para fazer frente ao terrorismo crescente nestas referidas regiões.

Quero recordar que o terrorismo tanto pode ter base insurgente interna (ou regional), religiosa ou política, mas também pode estar, directa ou indirectamente, relacionado com interferências externas; ainda que, nestes casos e na maioria das vezes, as instabilidades e a falta de segurança sejam devido às influências religiosas prosélitas. A região do Sahel é a prova dessa instabilidade e como a Segurança Africana tem de ser devidamente analisada e trabalhada, pelo que esta proposta de João Lourenço pode ser oportuna.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)