Victor Fernandes, que falava à imprensa no final da reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, realizada esta sexta-feira sob orientação do Presidente, João Lourenço, disse que serão privilegiadas as províncias de Malanje, Benguela, Huambo, Bié, Kuanza Sul, Kuanza Norte e Namibe, que estão no plano piloto para o desenvolvimento do comércio rural.

O governante referiu que a par das províncias acima citadas podem também beneficiar aquelas onde haja capacidade produtiva assinalável.

Por outro lado, o executivo vai colocar à disposição dos governos provinciais "kits" de terraplanagem, com vista à reparação e manutenção das vias, sobretudo as que vão facilitar o escoamento da produção agrícola do campo para a cidade.

Em declarações à imprensa, o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Marcy Lopes, disse que foram criadas normas que definem os procedimentos de utilização e conservação desses equipamentos.

Segundo Marcy Lopes, esses "kits" serão utilizados exclusivamente para a satisfação de necessidades colectivas das pessoas, ou seja, para fins públicos.

"Não podem, em circunstância alguma, esses "kits" serem utilizados para a realização de trabalhos essencialmente particulares, que não tenham uma incidência para a vida pública e a satisfação da maior parte das pessoas", frisou.