"Esta fiscalização é feita sempre no sentido de garantir a boa governação e a transparência. Nós, deputados, temos de estar informados sobre como vivem as pessoas que nos elegeram", disse ao NJOnline o deputado Manuel Fernandes, salientando que "é objectivo principal da Assembleia Nacional contribuir, também, para ajudar o Governo a resolver os problemas essenciais das populações".

Segundo o deputado, as condições de vida extremamente precárias em várias zonas rurais do País estão a colocar em risco milhares de pessoas que precisam da ajuda do Executivo.

"Recebemos informações preocupantes sobre a vida das populações a viverem na pobreza multidimensional. Como deputados, não podemos estar sossegados face à situação", disse, lamentando que em muitas zonas do País, empreiteiros receberam dinheiro do Estado abandonaram as obras e não são pressionados por parte de alguns governantes.

Manuel Fernandes lembrou ainda que, durante as visitas, vão aproveitar a oportunidade para apresentar os novos secretários provinciais junto dos governos provinciais.

Nesta digressão só estão os deputados da nova liderança da CASA-CE.

A CASA-CE foi fundada em 2012 e é uma coligação de seis partidos políticos - Bloco Democrático (BD), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola - Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Partido Democrático Popular de Aliança Nacional de Angola (PDP-ANA).

Nas primeiras eleições gerais em que participou, em 2012, a CASA-CE elegeu oito dos 220 deputados à Assembleia Nacional, face aos seis por cento de votos obtidos, a mesma percentagem conquistada nas presidenciais, em que Chivukuvuku ficou em terceiro lugar.