"O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA ordenou a repetição do processo eleitoral dos delegados dessa conferência provincial, de forma a conformar todo o processo à lisura exigida e aos marcos das normas estabelecidas para o efeito", lê-se num comunicado deste órgão deliberativo do partido que não aponta as falhas.

O Comité Permanente, segundo a nota, foi igualmente informado sobre o posicionamento dos militantes do partido, no decorrer dos debates realizados sobre as 21 teses que lhe foram submetidas para discussão nas conferências preparatórias.

A direcção do partido recomendou que a Comissão Política submeta ao plenário do XIII congresso ordinário as conclusões de todas as 21 teses para as decisões finais que competem a este órgão supremo do partido.

Recorde-se que a UNITA realiza de 13 a 15 de Novembro o seu XIII congresso ordinário que contará com a participação de 1.150 delegados.

À presidência da UNITA concorrem os candidatos Adalberto Costa Júnior, Alcides Sakala, Abílio Kamalata Numa, José Pedro Kachiungo e Raul Danda.