Adaptado ao estilo de um hotel cinco estrelas, o Boeing 787 Dreamliner, que transportou João Lourenço na sua primeira viagem à Europa na qualidade de Presidente da República, fez "parar a pista" do aeroporto espanhol das Astúrias, na cidade de Oviedo.

O caso não era para menos, escreve o jornal La Nueva España, explicando que a aterragem, ontem à tarde, gerou expectativa por se tratar da primeira vez que um avião do género pisa as Astúrias.

"A aeronave é considerada uma referência na aviação de luxo internacional, tendo em conta que foi transformada para acomodar 40 passageiros, quando o modelo convencional tem capacidade para 335 lugares".

Subtraídas as cadeiras, a aeronave multiplicou confortos para os mais refinados gostos, incluindo sala de lazer, um estúdio para 16 pessoas, televisão de 42 polegadas e casas de banho com duches.

Tudo por um valor comercial estimado em 320 milhões de euros: 220 milhões referentes ao preço de fabrico do avião, e 100 milhões relativos aos trabalhos de adaptação.

Para além do impacto causado pelo Boeing 787 VIP - que pertence ao grupo chinês HNA e cujo aluguer ronda os 64 mil euros à hora -, a passagem do Presidente da República por Espanha, que o jornal El Comercio Digital justifica com uma consulta oftalmológica, deu nas vistas pelo aparato da comitiva.

João Lourenço "chegou acompanhado de um amplíssimo séquito", reporta o La Nueva España, acrescentando que a comitiva presidencial distribuiu-se por mais de dezena de carros de alta gama e várias furgonetas.