Mário Frestas, durante uma palestra dirigida aos deputados sobre o tema "Covid-19 - Desafios na Gestão e Analise da Informação", lembrou que testar em massa a população é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para travar a disseminação da Covid-19, mas sublinhou que "estes testes são muito caros" e que o País não tem músculo financeiro para ir por esse caminho.

Essa a razão pela qual o director do CEDUMED defendeu perante os deputados da 6ª comissão da AN que a prevenção, nesta fase, é "a única estratégia cautelosa para evitar a propagação da pandemia da Covid-19".

Depois de ter feito uma trajectória sobre a doença, Mário Frestas defendeu que os deputados devem estar "bem informados" sobre a pandemia da Covid-19 para transmitirem aos seus eleitorados o que fazer e como seguirem as regras de protecção individual e colectivas, recomendadas pelas autoridades sanitárias.

O deputado do MPLA, Roberto Leal Monteiro "Ngongo," procurou saber o que é que a comunidade académica angolana está fazer em relação à Covid-19. Mário Frestas respondeu que existem avanços associados ao combate à pandemia, mas defendeu que o Governo tem de fazer grandes investimentos nesta área.

"O investimento na ciência é hoje mais necessário do que nunca. O Executivo deve prestar maior atenção na investigação e não depender de financiamentos externos para está área", aconselhou.

A Sexta Comissão da Assembleia Nacional trata dos assuntos de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciências e Tecnologia.