A criança de 12 anos, cujo nome não foi revelado, perdeu a infância depois de sofrer abusos sexuais dentro de casa em Londuimbali. Quem praticou o crime foi o marido da irmã da menina agora detido pelo SIC-Huambo.

De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Ministério do Interior no Huambo, intendente Martinho Kavita Satito, a Polícia Nacional (PN), em colaboração com o SIC, deteve um cidadão nacional, de 24 anos, autor confesso do crime de violação sexual contra uma menor de 12 anos, ocorrido no interior de uma residência, no município de Londuimbali.

"A vítima é irmã da esposa do suposto autor e vive na sua residência. O mesmo, para perpetrar o crime, aproveitou-se da ausência da esposa e dos demais membros da família e consumou o acto", disse o oficial em declarações ao NJOnline.

O responsável acrescentou que a Polícia Nacional entregou o caso ao SIC-Huambo e a investigação criminal solicitou exames médicos para comprovar a veracidade dos factos.

"A menor foi encaminhada para uma unidade hospitalar onde recebeu cuidados médicos. E, segundo os dados médicos, ficou comprovado que a menor foi abusada pelo cunhado que era como um pai para miúda", lamentou Martinho Kavita Satito.

"A irmã mais velha da criança ficou muito chocada quando descobriu a história e teve dificuldade de lidar com a situação, mas optou por fazer a queixa contra o marido", explicou.

Segundo Martinho Kavita Satito, "o implicado, após a detenção, foi conduzido para uma esquadra policial e presente ao magistrado do Ministério Público (MP) junto do SIC-Huambo para os devidos procedimentos jurídico-legais". O homem encontra-se em prisão preventiva.