Segundo o documento, o Presidente da República, João Lourenço, deu luz verde ao ministro da Economia e do Planeamento para "incluir o projecto de financiamento de 1000 miniautocarros e respectivas peças sobressalentes na Programação Anual de Investimentos do Programa de Investimento Público".

A aquisição desses meios de transporte foi aprovada em 2010, para reforçar o sistema de transportes colectivos, urbano, intermunicipal, rural e local, lê-se no despacho assinado por João Lourenço, e publicado esta terça-feira, 12, em Diário da República.

O documento adianta ainda que compete ao ministro das Finanças "assegurar a disponibilidade dos recursos financeiros necessários à implementação do projecto, através do Banco de Desenvolvimento da China".

Aquando da aprovação desse contrato de fornecimento, por despacho presidencial n.º88/10, de 6 de Dezembro, foi estipulado que o Ministério dos Transportes celebraria o compromisso com e empresa China National Machinery & Equipment Export, no valor em Kwanzas equivalente a cerca de 70 milhões de dólares.