Guilherme Silva, secretário-geral do SINPROF afirmou que este é um passo importantíssimo para os milhares de professores que carecem dessa componente pedagógica.

"Temos ainda professores habilitados apenas com a 6ª classe. Esta formação tem em conta o novo estatuto da carreira docente, que prevê que estes colegas sejam capacitados em cinco anos, pois a figura do professor primário auxiliar é transitória", referiu.

No fim dos cinco anos, "se o professor não concluir esse nivelamento médio, passará a figurar no regime geral da função pública, deixando de pertencer à carreira docente", explicou Guilherme Silva.

O sindicalista aproveitou para apelar a todos os professores habilitados até à 11ª classe para que se esforcem neste ciclo de formação no sentido de não serem excluídos.

Orçado em mais de 219 milhões de kwanzas, o CAPPRI tem como objectivo principal preparar os professores para fazerem o seu trabalho de forma mais fácil, apelativa e inovadora, nas áreas de Leitura e Escrita, Matemática e Desporto, Arte e Cultura.