Orçado em mais de 219 milhões de kwanzas, o CAPPRI tem como objectivo principal preparar os professores para fazerem o seu trabalho de forma mais fácil, apelativa e inovadora, nas áreas de Leitura e Escrita, Matemática e Desporto, Arte e Cultura.

A ministra da Educação, Maria Cândida Pereira Teixeira, que procedeu ao lançamento do projecto, disse que, segundo estudos recentes, a percentagem de aproveitamento académico de alunos por províncias, municípios e escolas foi de 55 por cento e que o domínio de conteúdos por partes dos alunos foi de 50 por cento. Já a competência profissional dos professores foi de 49 por cento, de acordo com o mesmo estudo.

"Através da metodologia de (Ensinar a Ensinar) e com apoio de um guia pedagógico que complementa o programa de ensino primário, o CAPPRI introduz no dia-a-dia do professor uma nova metodologia de ensino que facilita a aprendizagem dos alunos, mas também motiva os docentes para o gosto de ensinar", referiu.

Este guia, diz a ministra, também aborda a importância do ensino de crianças com necessidades educativas especiais, inserindo-as no ensino normal.

De acordo com Maria Cândida Pereira Teixeira, a metodologia de "Ensinar a Ensinar" vai funcionar com métodos teóricos e práticos que serão leccionados por uma equipa de 38 pessoas que vão prestar total apoio ao projecto.

Entretanto, as equipas serão constituídas por sete coordenadores e 21 formadores que estarão distribuídos pelos sete municípios de Luanda.

"A partir de amanhã, 19, inicia a formação em cada município, em dois períodos (manhã e tarde) e cada professor receberá aulas num período de 15 dias", disse a ministra.

Já Leonor Sá Machado, presidente da empresa responsável para execução do projecto, disse que se pretende formar cerca de 1.300 professores por mês, nos sete municípios de Luanda, perfazendo um total de 5.600 no ensino primário este ano.

"A partir do próximo ano será nas províncias de Luanda/Benguela e Huambo, em 2020 vamos envolver a província da Huíla e outras até complementarmos os 50 mil professores em 2022 ", salientou.

"Este projecto visa melhorar o desempenho de cada professor primário, a qualidade de metodologia do seu trabalho na sala de aula, o que, por sua vez, vai estimular o aluno a desenvolver melhor as suas capacidades, habilidades e valores, tornando assim o professor num modelo a seguir", garantiu.

De salientar que em 2016, o Ministério da Educação lançou o Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT). A ministra da Educação, Maria Cândida Pereira Teixeira afirmou à imprensa que os dois projectos estão ligados apesar de terem financiamentos diferentes.