As obras de requalificação da "Ombala Yo Mbalundo" (Reino do Bailundo), no município do Bailundo, província do Huambo, cujo término estava previsto para o primeiro semestre de 2021, vão receber uma nova dotação orçamental avaliada em pouco mais de 738 milhões de kwanzas, de acordo com o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o presente ano.

No OGE2021, numa rubrica denominada "Requalificação do Reino do Bailundo", que constava da dotação orçamental do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA), estava prevista uma despesa de 1,3 mil milhões Kz, ao passo que, este ano, a mesma receberá pouco mais de 738 milhões Kz.

Comparativamente aos dois períodos, verifica-se, de acordo com cálculos do Novo Jornal, um crescimento na ordem dos 82% nas receitas atribuídas ao reino agora liderado por "Tchongolola Tchongonga", nos últimos dois anos. Noutras palavras, caso a dotação orçamentada de 2021 tenha sido executada, o Governo poderá gastar, em dois anos, pouco mais de dois mil milhões Kz com as obras de requalificação da conhecida "Ombala".

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)