O Novo Jornal agradece a disponibilidade dos profissionais que compõem o Júri dos PRÉMIOS PERSONALIDADES DO ANO.

Para definição dos 3 nomeados para cada uma das cinco categorias - Politica, Sociedade, Economia, Cultura, Desporto- o Júri teve em consideração:

Personalidades que, no ano em apreço, tenham contribuído para o desenvolvimento da sociedade na sua categoria específica, evidenciando um desempenho distinto e exemplar; Critérios de avaliação tais como contributos na Área de Relevância, Consistência e Carreira, Liderança, Inovação e Criatividade, Interacção com a Comunidade.

Conheça o Júri aqui


JÚRI POLITICA


Domingos das Neves

Jurista angolano, é laureado pelo " Institutum Utriosque Iuris" da Pontifícia Universidade Lateranense (Cidade do Vaticano). Tem um Master em Relações Internacionais pela Faculdade Pontifícia Seraphicum em Roma e uma especialização em Direito Internacional Humanitário pela Faculdade de Jurisprudência da Universidade Pública de Roma III. Frequentou a Escola de Política Internacional e Cooperação para o Desenvolvimento, SPICES, em Roma, e estudou ainda na Escola da Genuensis-Roma, o curso de Direito Diplomático e Consular. Tem uma Pós- Graduação em "Regulação Pública e Concorrência" pela Universidade de Coimbra.

Foi docente da cadeira de Direito Público Eclesiástico na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola. É membro da Comissão Episcopal para as Comunicações Sociais e Cultura, organismo da Conferência dos Bispos Católicos de Angola. Foi analista- residente para questões políticas, religiosas e sociais na Rádio Eclésia - Emissora Católica de Angola (2012-2016). É fundador e director do Centro de Estudos " Populorum Progressio- CEPP". É co-autor dos livros: " Os Jovens perguntam - o que é a democracia?" (2011) e "Democracia e Constituição- Direitos, Liberdades e Deveres Fundamentais" (2015). Foi jurista de empresas, tendo trabalhado como assessor do Gabinete Jurídico da Petromar Lda., Saggio Lda. e Kwanda Lda. (2009-2016). Foi o primeiro Provedor do Consumidor de Produtos e Serviços Financeiros do Banco Nacional de Angola (2016-2018).


Alberto Nguluve

Nasceu no Huambo a 24 de Junho de 1976. É licenciado em Pedagogia, na especialidade de Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Salesiana de São Paulo, Brasil. Tem Mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo e um Doutoramento em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal. É actualmente vice-reitor para os Assuntos Científicos e Pós- Graduação da Universidade Óscar Ribas em Luanda.


JÚRI SOCIEDADE


Cesaltina Abreu

Licenciada em Agronomia pela Universidade de Luanda (1977), é Mestre e Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (2001-2006). Tem Pós- Graduação em Estudos da Sustentabilidade em África e em Prática e Liderança Académica pela Universidade de Newcastle, Reino Unido. Master Trainer e Formadora de Formadores do TRANSFORM (Liderança e Transformação na Construção e Gestão de Pisos de Protecção Social em África), desde 2018, numa iniciativa da União Africana, PNUD, OIT e UNICEF. Fez formação em Observação Eleitoral para as Eleições Gerais de Agosto de 2017. Tem curso internacional em "Dimensões Criticas da Gestão de Desenvolvimento", LTA/EDI (Banco Mundial, 1997); Curso internacional de "Gestão de Políticas Macroeconómicas", EDI (Banco Mundial, 1991); Curso internacional de Avaliação de Projectos e Gestão de Empréstimos pelo Banco Africano de Investimentos (BAD) em Abidjan, Costa do Marfim, 1987 e curso internacional de Protecção de Plantas pela International Agriculture Centre (IAC), Wageningen- Holanda, 1983. É membro-fundador de vários colectivos da sociedade civil tais como: Plataforma Sul, Plataforma da Cidadania sobre a Dívida Pública, coordenadora do subgrupo Dívida Pública e Ecologia/Ambiente e Movimento Cívico MUDEI. É actualmente Co-Coordenadora do Laboratório de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Católica de Angola (Desde Março de 2017).


Cristina Pinto

É natural do Uíge e reside em Luanda há mais de 50 anos. Docente universitária e licenciada em Relações Internacionais e Mestre em Ensino de História de Angola. Desde cedo dedicou-se ao associativismo. É membro co-fundadora da Associação KALU-Naturais e Amigos de Luanda; membro da Associação Tchiweka de Documentação; membro da Liga Africana e da Associação Chá de Caxinde.


JÚRI ECONOMIA


Manuel Neto Costa

É economista, com licenciatura pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, em 1989, e Mestrado em Gestão de Políticas Económicas pela School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia de Nova Iorque, EUA, em 1998. Desempenhou, entre outras, as funções de Ministro da Economia e Planeamento (2019-2020), Secretário de Estado para o Planeamento (2017-2019), Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (2013-2017), Secretário de Estado para o Tesouro do Ministério das Finanças (2010-2012) e Director do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do Ministério das Finanças (1995-1996 e 1998-2010). Foi ainda Presidente dos Conselhos Fiscais da ENDIAMA (2002- 2005) e da SONANGOL (2008-2010). Exerceu também funções docentes no Instituto Médio Karl Marx- Makarenko, Luanda e na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto. Para além de vários artigos relacionados com a Economia Internacional, Integração Económica e sobre política e gestão macroeconómica angolana, tem publicado o livro "Angola 1975-2020: um percurso de empobrecimento e o eventual caminho para a prosperidade" (2022).


Mário Rui Pires

É licenciado em Engenharia Electrotécnica, na especialidade de Electrónica e Telecomunicações pela Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (1979-1985). Tem Pós- Formação em IFC Training on Public - Private Partnerships in Infrastructure pela Harvard Kennedy School Executive Education, Boston (2011) e curso de "Project Management & Leadership Competencies", por Prof. Eduardo Casais, PMP, NFP-Pesquisa e Formação, Lisboa (2001). Foi Director do Gabinete de Acompanhamento de Programas e Projectos Estratégicos do Ministério da Economia e do Ministério da Coordenação Económica (2009-2010); Director do Gabinete Técnico de Apoio às Parcerias Público-Privadas do Ministério da Economia (2010-2012); Secretário de Estado para o Investimento Público do Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial (2012-2015). É actualmente consultor independente em Bussiness Development (Agro Bussiness, PPP, Public Service Fees, Telecoms, IT/IS & PM).


JÚRI CULTURA


Isaac Paxe

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e Mestrado em Administração Escolar pela Lynch School of Education da Boston College (EUA), Isaac Paxe possui ainda uma licenciatura em Ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira pela Universidade Agostinho Neto. Leccionou nos programas de graduação e pós - graduação (Mestrados) no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) em Luanda, vocacionado à formação de professores e outros profissionais da educação. Foi decano da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade Independente e director do Centro de Estudos Multidisciplinares do ISCED Luanda, bem como coordenador dos cursos de Mestrado no ISCED de Luanda. Também foi director-geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros do Ministério da Educação. Isaac Paxe tem como interesse a pesquisa na área da Educação, com ênfase na Política Educacional e com foco nos seguintes temas: gestão democrática de sistemas e de unidades escolares, custos da educação, análise de políticas educacionais e financiamento público da Educação e políticas de formação de professores. Tem também diversas publicações sobre questões de educação em Angola.


Jacques Arlindo dos Santos

É natural de Calulo, Libolo (Cuanza- Sul), onde nasceu a 06 de Outubro de 1943. É escritor e editor, cronista e activista cultural. Fundador e presidente da Associação Recreativa e Cultural Chá de Caxinde por largos anos, é ainda membro da União dos Escritores Angolanos, da ADRA e da Associação Tchiweka de Documentação. Foi também deputado à Assembleia Nacional pelo partido MPLA.


JÚRI DESPORTO


João Miguel da Silva Candembo

Com 39 dos seus 58 anos dedicados ao jornalismo, Silva Candembo iniciou a actividade profissional na ANGOP enquanto redactor-repórter, em 1984. O seu percurso levou-o a colaborar com o Jornal Desportivo Militar (JDM), Revista Golo, Jornal Angolense, Semanário Angolense e Revista AngolaSim. Depois de um período como consultor de media, Silva Candembo tornou-se em 2014, correspondente da Agenzia Gionalista Italia (AGI), para em 2017, abraçar o cargo de editor no Correio Angolense. Entre as colaborações contam-se o Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, Semanário A Capital, Novo Jornal, Rádio Havana Cuba, O Diário, O Jogo, Semanário Desportivo e SIC (Portugal). É actualmente correspondente em Angola de agência de notícias, espanhola, a EFE. Silva Candembo já foi distinguido, entre outros, com o Prémio FIBA-África pela contribuição no desenvolvimento do basquetebol em África (2009), Prémio Voluntário do Desporto do Comité Olímpico Internacional (2002) e Prémio Maboque de Jornalismo (1999).


Ana Cristina Jeremias

Ingressou para os quadros da Rádio Nacional em 1995 e em 1998 foi colocada na Rádio 5. Ana Cristina já fez coberturas nacionais de torneios de futebol, basquetebol, andebol e Hóquei em Patins. Fez a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres (2012), Rio de Janeiro (2016) e Tóquio 2020 (realizados em 2021 por causa da pandemia da Covid-19). Esteve também nos mundiais de Hóquei em Patins realizados de 1999 a 2013. Destaque também para cobertura do Mundial de Futebol da Alemanha em 2006 e onde Angola fez a sua estreia em campeonatos do mundo da modalidade. É vogal de direcção na Associação Angolana da Mulher no Desporto. Frequenta o curso de Letras Modernas do ISCED de Luanda.


VOTE E HABILITE-SE A GANHAR UMA DE 10 ASSINATURAS DIGITAIS ANUAIS DO NOVO JORNAL

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]