A presidente da Assembleia Nacional de Angola era, até ao momento, Carolina Cerqueira, que assumiu o cargo em Setembro de 2022, após as eleições gerais.
Em reunião dirigida pelo presidente do MPLA, João Lourenço, o Bureau Político do Comité Central do partido apreciou uma resolução que aprova a alteração da composição da mesa da Assembleia Nacional, tendo designado Adão Francisco Correia de Almeida para o cargo de presidente da Assembleia Nacional, em substituição de Carolina Cerqueira.
O Bureau Político do Comité Central apreciou e aprovou a proposta de candidaturas ao cargo de secretárias executivas provinciais da OMA.
Em comunicado, o Bureau Político felicita o povo angolano "de Cabinda ao Cunene, do mar ao Leste", pela forma "ordeira e patriótica" como celebrou o jubileu da Independência Nacional, e o Presidente João Lourenço "pela clarividente mensagem que proferiu no dia 11 de Novembro", exortando os angolanos a assumir "uma postura de paz, unidade e reconciliação, elementos fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento harmonioso do país".
Não foi revelada a razão para esta inusitada e surpreendente substituição da Presidente da Assembleia Nacional.

