"Prometo cumprir todas as deliberações desta cimeira e das reuniões precedentes, trabalhando assim para a paz, estabilidade e desenvolvimento económico e social na nossa região", assegurou o Presidente José Eduardo dos Santos, após receber a pasta do seu homólogo cessante o ugandês, Yoweri Musseveny.

O estadista angolano afirmou ainda que "conta naturalmente com o apoio dos seus homólogos da região com vista a dar continuidade do bom trabalho que foi realizado pelo presidente Yoweri Musseveny".

A CIGRL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia, integram este órgão regional.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo. A maior parte destes foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.

A V Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização decorre sob o lema "Promovamos a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos".

Angop / Novo Jornal