Os alegados sequestradores, depois de serem encontrados pelo SIC, reagiram com tiros à acção dos operacionais, que "em reacção" os alvejaram mortalmente.

O SIC conta que a acção de resgate ocorreu por volta da 01:00 desta madrugada, numa residência, no bairro da Estalagem, no município de Viana, na rua da Moagem, onde se encontrava, amarrado, o cirurgião, debaixo de uma cama.

Na investida à residência, conta o SIC, os operacionais foram surpreendidos por quatro meliantes que decididamente efectuaram vários disparos e, em resposta, foram alvejados mortalmente.

O SIC assegura que foi possível recuperar um computador portátil e um relógio de pulso, pertencentes ao médico, e apreendidas duas armas de fogo.

O SIC diz ter apurado, de forma preliminar, o envolvimento directo neste sequestro de um antigo segurança do médico que já foi detido e é o principal suspeito deste esquema criminoso.