A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE 2020) revisto, que está em discussão na especialidade, prevê uma dotação de quase 4,6 mil milhões de kwanzas para a reabilitação do edifício da Casa Protocolar B e respectiva adaptação para o Centro Clínico Dentário, correspondente a 3,3 mil milhões de kwanzas, e cerca de 1,3 mil milhões de kwanzas para o estudo e construção da galeria e biblioteca, ambos afectos à Presidência da República. Segundo apurou o Novo Jornal, o Centro Clínico Dentário não estava inscrito no OGE 2020 antes da revisão.

Numa consulta ao documento, o NJ constatou que o montante atribuído às duas infra-estruturas ligadas à Cidade Alta e incluídas no Programa de Investimentos Públicos (PIP) é superior ao valor total do PIP, alocado ao Ministério da Educação, de perto de 3,6 mil milhões de kwanzas, para a construção e o apetrechamento de 12 escolas nas províncias de Luanda, Benguela, Kwanza-Norte, Cunene, Bié, Uíge, Benguela, Lunda-Norte, Zaire, Kuando-Kubango, Moxico, Lunda-Sul e Kwanza-Sul e para a reabilitação e ampliação do Magistério Primário da Lunda-Sul, da drenagem de esgotos, do Centro de Formação Pedagógica de Benguela, bem como estudos para a aquisição de laboratórios em vários municípios.

Na Saúde, 4,6 mil milhões de kwanzas é uma verba duas vezes superior ao orçamento para a construção de 17 hospitais, num valor perto de 2,1 mil milhões de kwanzas. O dinheiro é ainda três vezes superior à verba de 1,5 mil milhões de kwanzas cabimentado no Projecto de Combate à Malária, principal causa de morte no País, matando, anualmente, mais de 10 mil pessoas, na sua maioria menores de cinco ano.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)