A Karga Eventos assinou com o então Ministério da Cultura um contrato cujo valor é 10 vezes superior ao que a empresa tinha apresentado quando lhe foi atribuída a responsabilidade de conceber a letra e gravar a música e videoclipe do hino oficial de celebração dos 45 anos da Independência, assim como tratar da campanha promocional da referida efeméride, apurou o Novo Jornal, mediante a análise de dezenas de documentos relacionados com o processo.

Ao contrário dos 14.314.000 kwanzas que tinham sido aprovados por uma comissão que o Ministério havia criado para avaliar as três propostas que estavam em cima da mesa, a Karga Eventos rubricou um contrato em que o Estado se comprometeu a pagar 148.314.000 Kz.

Para se compreender melhor a cronologia de todo este polémico processo, é preciso recuar até 9 de Dezembro de 2019, quando o Presidente da República criou a comissão interministerial encarregada de organizar as acções comemorativas dos 45 anos da «Dipanda».

Na altura, o decreto de João Lourenço determinava, entre outros aspectos, que o referido órgão fosse coordenado pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do PR, que teria, por sua vez, uma série de coadjuvantes, entre ministros, governadores provinciais e outros.

Constituída a comissão interministerial, impunha-se, então, entre outros aspectos, definir que empresa executaria as diversas acções inerentes à festa da Independência.

Segundo documentos em posse do Novo Jornal, nesta fase, tendo a então ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, manifestado ao PR preocupação sobre qual seria o "procedimento concursal" a adoptar, Carolina Cerqueira, na qualidade de ministra de Estado e chefe da Casa Civil do PR em exercício, remeteu a Maria de Jesus um ofício em que transcrevia um alegado despacho de João Lourenço.

No documento, datado de 18 de Fevereiro de 2020, Carolina Cerqueira atribuía ao Chefe de Estado a seguinte frase: "Qual a dificuldade em fazer-se um concurso limitado a um número de candidatos concorrentes?"

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)