Na sua primeira participação numa fase final do CAN, a selecção do Madagáscar conseguiu apurar-se para os oitavos-de-final e terminam na primeira posição, com sete pontos, sendo para já a selecção sensação da competição.

Os nigerianos, apesar da derrota, já tinham presença garantida na outra fase, fruto de duas vitórias e terminaram em segundo, com seis pontos.

Neste momento, já estão apurados no grupo A, Egipto e Uganda, Madagáscar, Nigéria e Guiné-Conacri no grupo B, Argélia no grupo C além do Marrocos no grupo D.

Hoje, realizam-se quatro jogos para a 3ª e última ronda do grupo D. Vão jogar às 17:00, Africa do sul e Marrocos, e Namíbia e a Côte d'Ivoire, às 20:00 vão medir forças as selecções do Quénia e Senegal, e Tanzânia e Argélia, na cidade do Cairo.

Ontem a selecção egípcia, que joga em casa, somou a terceira vitória no CAN2019, ao vencer o Uganda por 2-0, terminando a primeira fase na liderança do grupo A, com nove pontos.

Para o mesmo grupo, a República Democrática do Congo (RDC) conquistou a primeira e única vitória na prova, ao vencer o Zimbabwe por 4-0, face a essa goleada, os congoleses podem-se qualificar para os oitavos como o melhor terceiro do grupo, um modelo novo, adoptado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) nesta competição.

Já a selecção Nacional de Angola realiza hoje às 20:00, na cidade de Ismailia, o derradeiro ensaio na estratégia a utilizar amanhã, à mesma hora, frente à selecção do Mali, que lidera isoladamente o grupo E com 4 pontos. Os malianos apenas precisam de um ponto para se qualificarem.

Em caso de uma derrota, os Palancas Negras vão dizer adeus à competição, mas em caso de empate, os angolanos ficam a depender de uma possibilidade de qualificação no leque dos quatro melhores terceiros que a CAF vai eleger.

A Tunísia, adversária da Mauritânia na última ronda, que também jogam amanhã, assegura a qualificação com as mesmas contas de Angola, enquanto Mauritânia, último classificado, com um ponto, diz adeus à competição.

Importa lembrar que a selecção de Angola reencontra o similar do Mali, nove anos depois do histórico 4 - 4, na noite de 10 de Janeiro de 2010, em Luanda.

Na altura, estavam decorridos 80 minutos do jogo, quando tudo indicava para uma vitória dos Palancas Negras, que venciam por 4-0, mas a selecção nacional deixou-se empatar nos últimos dez minutos do encontro, permitindo que os malianos marcassem quatro golos, na abertura do CAN que o País organizou naquele ano.