Sadio Mané venceu na corrida de melhor jogador africano o argelino Riyad Mahrez, do Manchester City, e Mohamed Salah, do Egipto, curiosamente o seu companheiro no Liverpool, que não se fez presente na gala e cujas razões não foram avançadas, segundo à imprensa egípcia.

Quem também faltou à gala foi o argelino Riyad Mahrez, que não viajou para a cidade de Hurghada, no Egipto, devido ao compromisso que a sua equipa teve com o Manchester United para a Teça da Ingraterra.

"O futebol é o meu trabalho, eu adoro. Estou muito feliz e orgulhoso por ganhar este prémio", disse Mané, que acrescentou um agradecimento "a todo o povo senegalês", que sempre o incentiva.

"Também devo agradecer ao meu treinador (Senegal), Aliou Cisse e ao Liverpool", concluiu.

Sadio Mané, de 27 anos, ganhou o prémio pela primeira vez depois de ficar em segundo lugar em 2017 e 2018, atrás de Mohamed Salah.

Esta é a segunda vez que um Senegalês conquista o troféu de melhor jogador africano, depois da Hadji Diouf, em 2001.

Em 2019, Mané fez 42 jogos ao serviço do Liverpool, clube Inglês, e marcou 27 golos, sendo peça fundamental na conquista da Champions League.

A 28.ª edição gala de eleição do melhor jogador africano de 2019, foi assistida por antigas estrelas do futebol africano e mundial.

Angola também marcou presença com Flávio Amado, ex-goleador do Al Ahly, do Egipto, e do Petro de Luanda.