Os voos entre a capital da Namíbia e Luanda foram suspensos na segunda-feira depois de o departamento da South AFrican Airlines (SAA), a companhia aérea sul-africana, responsável pela manutenção da frota de Airbus A319 da Air Namibia, ter retido os aparelhos por atraso no pagamento e das elevadas dívidas acumuladas.

Para além da suspensão integral dos voos Windhoek-Luanda, a ir Namíbia, que ficou apenas com um A319 disponível, da frota de quatro que tem, foi ainda obrigada a reduzir os voos entre a Cidade do Cabo e Joanesburgo.

A informação sobe a retoma dos voos regionais efectuados pela Air Namibia, companhia estatal, foi avançada em conferência de imprensa pelo ministro das Empresas Públicas, Leon Jooste, citado pelo The Namibian.

O governante disse que metade dos milhões de dólares namibianos em falta - não foi revelado o valor total da dívida - já tinha sido entregue à SAA e, por isso, os aviões deverão ser entregues amanhã, sexta-feira.

Durante esta suspensão, de acordo com a Air Namibia, os passageiros com voos marcados para Luanda estão a ser recolocados nos aviões da TAAG que operam a mesma rota, devido ao acordo de code-share existente entre as duas transportadoras.