A moeda nacional voltou a sofrer uma depreciação com o Euro a valer agora 347,72 Kz, enquanto o dólar se fixou nos 301,34 Kz.

O Banco Nacional de Angola (BNA), no âmbito da normalização do funcionamento do mercado cambial, retomou, recentemente, a venda de moeda estrangeira nos leilões de divisas sem indicação específica das operações ou importadores para os quais os fundos devem ser vendidos pelos bancos comerciais.

O banco central deixou também de disponibilizar, no seu site, a lista dos bancos aos quais são vendidas as divisas.

O BNA informou, há uma semana, que, em Outubro, está prevista a colocação de 650 milhões de dólares no mercado primário, através de 14 leilões de divisas, dois deles já realizados entretanto. As próximas sessões estão previstas para os dias 05, 08, 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24, 26, 29 e 31.

Segundo o banco central, o montante será colocado por via de leilões de preços, na venda de divisas, e da quantidade, no caso dos 'plafonds' para cartas de crédito.

Taxa de câmbio informal cada vez mais próxima da oficial

A diferença entre as taxas de câmbio oficial e a do mercado informal, para dólares e euros, face ao kwanza, está cada vez mais reduzida, com o site Kinguila Hoje a mostrar que a cotação das moedas estrangeiras se situa nos 430 kwanzas por Euro e nos 370 por Dólar.

Com a moeda nacional fixada pelo BNA nos 347,72 por Euro e nos 301,34 por Dólar, se lhes acrescentarmos a taxa aplicada pelos bancos comerciais, a moeda europeia passa a ser comercializada a cerca de 360 Kz, enquanto a norte-americana ultrapassa os 310 Kz.

A retirada de dinheiro de circulação física tem sido uma medida adoptada pelo BNA para conter a escalada da cotação do Euro e do Dólar no mercado informal, alternativo, embora ilegal e a preços especulativos, para os nacionais e expatriados que não conseguem comprar divisas aos balcões dos bancos, face à crise cambial.<br /> No modelo cambial anterior, até 09 de Janeiro, a cotação era fixada directamente pelo BNA, com o Kwanza indexado ao Dólar, tendo passado desde então a ser a moeda europeia a referência.