"Enquanto autoridade de supervisão do sistema financeiro bancário, o BNA tem ao seu dispor um conjunto diversificado de medidas e procedimentos correctivos que lhe permitem uma intervenção eficaz e expedita para prevenir e reprimir a violação das regras de natureza legal ou regulamentar que regem a actividade bancária, designadamente sempre que estejam em causa aspectos prudenciais e comportamentais da gestão das entidades supervisionadas", pode ler-se no comunicado.

"Tais medidas, para além do aspecto correctivo e punitivo, têm igualmente a função de prevenção geral de práticas que se mostrem prejudiciais à estabilidade do sistema financeiro e à relação de confiança e equilíbrio que deve estabelecer-se entre este e os seus utentes", termina o comunicado.

O banco central esclarece que, a partir também de 01 de Outubro, com base na Lei de Bases das Instituições Financeiras, aprovada a 17 de junho de 2015, tornará públicas, na sua página institucional, trimestralmente, "todas as medidas correctivas aplicadas a todas as instituições financeiras".

Em comunicado colocado esta terça-feira, 25, no site da instituição, o BNA informa ainda que prevê colocar, em Outubro, 650 milhões de dólares no mercado primário, através de 14 leilões de divisas, a realizar nos dias 01, 03, 05, 08, 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24, 26, 29 e 31.

Venda de Divisas

O Banco Nacional de Angola realizou, esta terça-feira, 25, uma sessão de venda de divisas em leilão aos bancos comerciais, tendo colocado no mercado primário 150 milhões de euros para abertura de cartas de crédito com o objectivo de assegurar a importação de mercadorias diversas.

Desta sessão, não se verificou nenhuma alteração da taxa de câmbio média ponderada mantendo-se o Euro a valer 342,019 kwanzas.