Através de um comunicado enviado à redacção do Novo Jornal, o conselho de administração do BPC reage à investigação em curso na PGR sobre um alegado esquema de corrupção na sua Direcção de Pequenos Negócios (DPN).

"Informamos aos nossos clientes, colaboradores, parceiros e ao público em geral, que o Conselho de Administração do Banco, enquanto principal interessado, prestará de forma transparente, total colaboração aos órgãos competentes no apuramento da verdade material dos factos", lê-se na nota, distribuída esta sexta-feira, 15.

Na mensagem, a liderança do BPC sublinha ainda que "tem exigido aos colaboradores elevados padrões de boa conduta e rigor no cumprimento dos princípios éticos e profissionais subjacentes à actividade bancária".

A posição do banco estatal chega um dia depois de a PGR ter divulgado a instauração de um inquérito visando a DPN.

Segundo nota de imprensa emitida ontem, a denúncia sob investigação na PGR, desencadeada a partir de partilhas nas redes sociais, alude à "cobrança ilegal de valores para o carregamento de cartões visa e transferências de divisas para o exterior do país".