A gestão dos terminais do porto de Luanda estava entregue à empresa Soportos - Transporte e Descarga, SA mas foi devolvida ao Estado em Julho deste ano.

O concurso é aberto à participação de entidades estrangeiras e o Chefe de Estado delega competência ao Ministro dos Transportes para a prática de todos os procedimentos até à adjudicação do contrato.

De recordar que o Serviço de Recuperação de Activos da Procuradoria Geral da República (PGR) anunciou, em Julho, a recuperação dos terminais dos portos de Luanda e do Lobito, que estavam sob gestão da empresa Soportos - Transporte e Descarga, SA, a cargo do general Manuel Hélder Vieira Dias ("Kopelipa") e família.

A Soportos geria o terminal multiusos do Porto de Luanda, infraestrutura portuária com uma área de 181.070 metros quadrado, com um cais de 610 metros e uma profundidade de 12,5 metros, e com capacidade para movimentar anualmente 2,7 milhões de toneladas.

O general "Kopelipa" desmentiu, na altura, numa nota citada pelo Jornal de Angola, qualquer ligação com a Soportos, a empresa portuária que explorava os terminais nos portos de Luanda e do Lobito, afirmando que actuou "apenas como representante legal do accionista da Soportos, José Mário Cordeiro dos Santos, seu familiar, que se encontra ausente do país por motivos de saúde".

Na mesma nota, Manuel Vieira Dias "Kopelipa" afirmava que a Soportos vendeu a sua quota-parte (90%) na sociedade que mantinha com o grupo GEMA na exploração do terminal de segunda linha do Porto de Luanda e "em momento algum a cessação da exploração dos terminais portuários teve a ver com quaisquer eventuais processos sob investigação ou em instrução levados a cabos pela PGR".